A história de Berimbau (Conceição do Jacuípe)

A cidade de Conceição do Jacuípe (Berimbau), localizada ao norte do Recôncavo da Bahia, é um município de Feira de Santana. A cidade em primórdios, antes mesmo de ser criado o povoado, era habitada por indígenas Tupinambás que também ocupavam as áreas do recôncavo. Tempos depois, no século XVII, as terras do município foram povoadas e usadas no plantio da Cana de Açúcar e somente em 1890 que foi construída no território uma casa comercial, por Sr. Tucídes de Morais que saiu

de Santo Amaro, formando o que se chamava inicialmente de Baixada do Jacuípe.

Foi durante esse período de comércio, nas feirinhas da região, que comercializavam instrumentos, onde frequentavam violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau, sendo feito por um desses frequentadores uma trova onde ao final falava na Feirinha de Berimbau, daí então deu-se o nome da região. Somente em 1953 que o povoado de Berimbau recebeu o novo nome, chamado Vila de Conceição do Jacuípe quando ainda fazia parte do município de Santo Amaro da Purificação.

Um importante marco para o então povoado ocorreu em 1949 com a inauguração da energia elétrica com motor a diesel através do então prefeiro Osvaldo. Algum tempo depois, em 1961, o governador da Bahia da época, Juract Montenegro Magalhães, assinou uma lei que criava o município de Conceição do Jacuípe, tornando-o independente de Santo Amaro.







Fontes da pesquisa: 

BÔAS, Rubem Vilas. Berimbau das Antigas. Elaborado por Rubem Vilas Bôas. Disponível em: https://rubemboas.wixsite.com/berimbau-das-antigas/textos. Acesso em: 07 dez. 2020.

Portal do Sertão. Disponível em: http://www.portaldosertao.ba.gov.br/municipio-conceicao-do-jacuipe-ba.php. Acesso em: 07 dez. 2020.

História e Curiosidades da cidade de Conceição do Jacuípe. Disponível em: História e Curiosidades da cidade de Conceição do Jacuípe. Acesso em: 09 dez. 2020.

NEVES, Juliana Brainer Barroso. Colonização e Resistência -- Bahia 1530-1678. Repositório Ufba, Recife, p. 1-142, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11242/1/Dissertacao%20Juliana%20Nevesseg.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.

IBGE. Santo Amaro Bahia - BA. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/santoamaro.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020

 POETA, Viliano. Berimbau (datas, fatos e boatos de sua História). Disponível em: http://jacuipenoticias.com.br/politica/viliano/historia-berimbau.htm. Acesso em: 18 dez. 2020.

WIKIPÉDIA. BR 101. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-101#:~:text=Constru%C3%ADda%20pelo%20Ex%C3%A9rcito%20entre%20os,%2C%20Macei%C3%B3%2C%20Recife%20e%20Nata. Acesso em: 19 dez. 2020.


Comentários

  1. Ler sobre a história de Berimbau, me fez relembrar que os meus pais nasceram lá e uma parte da minha família materna e paterna ainda residem lá. Lembrei também da carne de fumeiro que vende na feira, da casa da minha avó paterna, que é um lugar aonde passei algumas noite de natal e de São João, que inclusive o São João é a festa mais esperada por todos da cidade. Berimbau é uma cidade acolhedora, aonde todos se conhecem e caso não te conheçam, é só relembrar o seu histórico familiar, pois com certeza você será primo, sobrinho ou neto de alguém que todos já conhecem.

    ResponderExcluir
  2. Conhecer a história de Berimbau é saber quão rica é a história da Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço Berimbau, mas é bem pertinente ler sobre essa questão dos nomes que o município foi recebendo ao longo de sua história.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito interessante, não só a origem do nome da cidade, mas também a evolução da categoria de povoado para cidade. O que mostra o quanto a região se desenvolvei ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  5. Já fui várias vezes em Berimbau e sempre me questionei sobre o motivo da troca de nome. Muito bom saber a história desse lugar

    ResponderExcluir
  6. Tinha uma amiga que tinha parentes na cidade pelo que me recordo. Ainda não fui, mas com certeza pretendo visitar um dia.

    ResponderExcluir
  7. Conhecer um história dessas, mostra a cultura diversificada e belíssima da Bahia! Ótima dissertação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas