Algumas das famílias consideradas importantes da cidade

Almeida



De acordo com informações encontradas, a origem do nome da família Almeida é originária da nobreza de Portugal.

--------------------------------------------------------------------------------------

Azevedo


Na cidade a família é oriunda do casal Augusto Ribeiro de Moraes e Isabem Azevedo Moraes, pais de Teodolina, Diocísio e Bacildes.

----------------------------------------------------------------------------------

Barros

De acordo com informações, a família Barros não esteve na cidade desde seu início. Eles anteriormente se concentravam em Coração de Maria, onde o patriarca da família tinha uma empresa de fumo. A matriarca não gostava do lugarejo que morava e por esse motivo adquiriu uma casa no povoado de Berimbau e lá ficou com seus descendentes. 



-----------------------------------------------------------------------------------

Boaventura

A família se formou na década de 40 em Berimbau a partir de José Alces Boaventura e Hilda Boaventura (juntos tiveram 10 filhos). Essa família tinha como negócio uma loja de tecidos e uma panificadora. 





Questionamento: Mas por que as famílias importantes era apenas brancas e com descendência europeia?

Observando o histórico encontrado referente as famílias consideradas importantes na cidade de Berimbau, tem-se descritas famílias com descendência de portugueses. A partir disso então surge o questionamento do porquê não é colocado como importante as famílias negras ou indígenas? Berimbau uma região que possuía comunidade indígena e mais tarde ocupada por pessoas negras devido ao período da escravidão, não tem em sua história as famílias negras consideradas importantes - muito disso nos diz a respeito da dominação do colonizador. O que no entanto se limita aos registros em livros, visto que durante a vivência do dia a dia, são as famílias negras ou indígenas que mais são conhecidas pelo município e mais se encontram presentes nas histórias contadas pelos mais antigos. 







Fontes da pesquisa: 

BÔAS, Rubem Vilas. Berimbau das Antigas. Elaborado por Rubem Vilas Bôas. Disponível em: https://rubemboas.wixsite.com/berimbau-das-antigas/textos. Acesso em: 07 dez. 2020.

Portal do Sertão. Disponível em: http://www.portaldosertao.ba.gov.br/municipio-conceicao-do-jacuipe-ba.php. Acesso em: 07 dez. 2020.

História e Curiosidades da cidade de Conceição do Jacuípe. Disponível em: História e Curiosidades da cidade de Conceição do Jacuípe. Acesso em: 09 dez. 2020.

NEVES, Juliana Brainer Barroso. Colonização e Resistência -- Bahia 1530-1678. Repositório Ufba, Recife, p. 1-142, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11242/1/Dissertacao%20Juliana%20Nevesseg.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.

IBGE. Santo Amaro Bahia - BA. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/santoamaro.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020

 POETA, Viliano. Berimbau (datas, fatos e boatos de sua História). Disponível em: http://jacuipenoticias.com.br/politica/viliano/historia-berimbau.htm. Acesso em: 18 dez. 2020.

WIKIPÉDIA. BR 101. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-101#:~:text=Constru%C3%ADda%20pelo%20Ex%C3%A9rcito%20entre%20os,%2C%20Macei%C3%B3%2C%20Recife%20e%20Nata. Acesso em: 19 dez. 2020.

Comentários

  1. É doloroso notar o quanto a historia das famílias negras e indígenas são apagadas das historias das cidades. Quantas outras cidades que possuíam comunidades não europeias tem seu passado escondido ou modificado ao ponto de hoje ser necessário verdadeiros trabalhos de detetives para identificar tais famílias e sua linhagem.

    ResponderExcluir
  2. Triste ver a história do povo indígena e negro sendo apagada.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a publicação do blog que mais chamou minha atenção desde o título. E esse questionamento que você faz será de grande contribuição para outras pessoas que queiram pesquisar sobre a história da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Assim como em muitas cidades brasileiras, a história dos colonizados (negros e índios) nem sempre são contadas, e os colonizadores (brancos) sempre ficam em destaque... infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. O provável apagamento histórico de famílias negras e indígenas na história de Berimbau pode ser relacionado com o colonialismo, uma vez que as famílias todas como importantes são brancas e de descendência europeia.

    ResponderExcluir
  6. As histórias estão sobrepondo as outras, causando um apagão nelas, triste.

    ResponderExcluir
  7. Resgatar a história é importante pena que a do negro está sublimada, mas a sua intencionalidade em despertar a crítica e chegar a este conceito faz com que repensemos a história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas