Relação da Berimbau e Santo Amaro da Purificação

           A cidade de Santo Amaro fica localizada no Recôncavo Baiano – Recôncavo significa terra ao redor de uma baía, nesse mar desaguam muitos rios, alguns deles passam pelo recôncavo e imediações. Durante o século XVI nas expedições feitas pelos portugueses, o deslocamento era feito através desses rios (rio Paraguaçu, Seri, Jequiriçá, Açú, Subaé, São Paulo, Guaí, Jaguaripe, Jacuípe, Parnamirim e Botatã – Dentro do cenário do recôncavo destaca-se o rio Paraguaçu, por conta da sua grande extensão e um dos seus afluentes o rio Jacuípe.
          As primeiras civilizações da região foram povos indígenas que travavam disputas pelos territórios, mas foi por volta do século XVI que os primeiros europeus chegaram a região expulsando os nativos (Guerra do Paraguaçu). A cidade teve seu ano de fundação em 1557 e a partir desse período teve início a construção de um engenho, chamado Engenho Real de Sergipe, e o cultivo de açúcar, fumo e mandioca.
          Santo Amaro da Purificação, no período de 1727 era chamado de Vila de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro para então posteriormente em 1837 ter o atual nome, possuía muitos distritos, entre eles: Bom Jardim, Rosário de Santo Amaro (posteriormente chamado de Nossa Senhora do Rosário), Lustosa, Oliveira dos Campinhos, Rio Fundo, Saubara, Nossa Senhora da Soledade de Lambari, Rio Fundo, São Bento de Inhatá, Aliança, Bom Jardim, Buracica, Jacu, São Francisco, Lapa, Acupe, Catuiçara (Barão de Bom Jardim), Conceição do Jacuípe, Terra Boa, Traripe. Com o passar dos anos, ocorreram as emancipações dos distritos e Santo Amaro mantém atualmente Acupe e Campinhos.





Fontes da pesquisa: 

BÔAS, Rubem Vilas. Berimbau das Antigas. Elaborado por Rubem Vilas Bôas. Disponível em: https://rubemboas.wixsite.com/berimbau-das-antigas/textos. Acesso em: 07 dez. 2020.

Portal do Sertão. Disponível em: http://www.portaldosertao.ba.gov.br/municipio-conceicao-do-jacuipe-ba.php. Acesso em: 07 dez. 2020.

História e Curiosidades da cidade de Conceição do Jacuípe. Disponível em: História e Curiosidades da cidade de Conceição do Jacuípe. Acesso em: 09 dez. 2020.

NEVES, Juliana Brainer Barroso. Colonização e Resistência -- Bahia 1530-1678. Repositório Ufba, Recife, p. 1-142, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11242/1/Dissertacao%20Juliana%20Nevesseg.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.

IBGE. Santo Amaro Bahia - BA. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/santoamaro.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020

 POETA, Viliano. Berimbau (datas, fatos e boatos de sua História). Disponível em: http://jacuipenoticias.com.br/politica/viliano/historia-berimbau.htm. Acesso em: 18 dez. 2020.

WIKIPÉDIA. BR 101. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-101#:~:text=Constru%C3%ADda%20pelo%20Ex%C3%A9rcito%20entre%20os,%2C%20Macei%C3%B3%2C%20Recife%20e%20Nata. Acesso em: 19 dez. 2020.

Comentários

  1. Muito interessante essa relação de Conceição do Jacuípe (Berimbau) com Santo Amaro. Não sabia que fazia parte de Santo Amaro e pelo o que eu li em outro post do blog, o município foi criado a pouco tempo.
    No texto é citado sobre as comunidades indígenas que viviam na região e sobre os engenhos na época da escravidão, e percebo que realmente é bem valido o questionamento que ocorreu em um próximo post no site sobre o porquê apenas as famílias brancas são consideradas as importantes, visto que, percebemos que antes da chegada deles, já existiam comunidades indígenas no local ( na região de Santo Amaro e seus antigos distritos) ! Novamente observamos um apagamento de histórias.

    ResponderExcluir
  2. Parte do meu trabalho de conclusão de curso era um projeto de pesquisa em Santo Amaro, é bastante pertinente a importância do estudo de vocês analisando por um viés demográfico e histórico, explicando sobre a disputa territorial das nações indígenas até a chegada dos colonizadores e antes da diáspora africana, uma grata surpresa ver tal conteúdo tão bem trabalhado, e atento aos detalhes, fonte riquíssima de informações, enfim top demais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas